sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Daquilo que se foi...

Recordo-me daquela manhã ensolarada em que vestimos com muita alegria nossa camiseta de concluintes do ensino fundamental, aquele mesmo verde abacate... Estávamos felizes por mais esta etapa... Sentíamos a juventude a flor da pele...
Éramos uma turma do colegial com algo além das demais... Éramos uma turma de amigos... que entre discussões e reconciliações,sorrisos e graças,já pensava na falta que faria tudo aquilo quando a vida nos obrigasse a crescer... a seguir novos rumos...lembro-me do rosto de cada um e como me esqueceria dos cafés da manhã... as confissões que o professor Robson nos arrancava através de suas aulas de redação...os seminários...a química do professor Nilson...as enormes aulas de Jucimário...entre tantas outras que nos faziam melhores,mas situados neste tão grande e pequeno mundo...tantas coisas vivemos e por tantas nem vimos e três anos se passaram,e ali nos achamos em outra manhã,agora vestindo a camiseta rosa com branco de formandos no ensino médio,éramos a mesma turma,mas com uma diferença...tínhamos a incumbência de viver aquele ano de maneira intensa,pois no ano seguinte ali no Vargas seríamos só lembrança...o futuro nos aguardava...
Então vivemos aquele saudoso ano do terceirão... Meus olhos sentem lagrimas ao recordar... Tantas coisas... coisas que nos marcaram e que não tornarão a existir... os cafés da manhã em classe,os passeios,os filmes,as músicas,as aulas e lembrando delas os professores,o grêmio PENSAR E EVOLUIR,o companheirismo,as discussões,a despedida...Sim,tudo aquilo passou em uma velocidade inesperada...então crescemos,novos rumos a todos,mudamos,cada um seguiu sua vida,seus estudos,seus trabalhos,seus destinos...
Destino este que impedia a reunião de nossa turma, por mais que tentássemos os compromissos nos impediam os desencontros da vida, e daquele tempo só nos restavam as lembranças, aquelas que nos faziam rir ao encontrar um dos que também vivera aquele bom tempo...
Então numa destas noites rotineiras da vida percebemos que quase não nos ligávamos mais, que realmente aquele tempo jamais voltaria que já não éramos uma turma completa, isto quando as ligações começaram a se confrontar para expandir para a turma a triste notícia: PERDEMOS ANDGLAN... Sim Andglan nosso amigo que naqueles doces anos trazia seu sorriso logo pela manha lá do fundo da sala... amava as aulas de química e ainda curtia com o inglês,Andglan parte do que sempre fomos...
Aquela noite esta registrada em minha memória, a dor da perda de Andglan... dos companheiros que com ele estavam...a fragilidade do estado de Joscieber...
As horas não se passavam ali em frente o hospital e pra quem acredita em voltas do destino, era Robson nosso teacher que tava ali passando por mais esta lição conosco, observávamos casa acontecimento, lembrávamos de nossa turma, falávamos daquilo que se foi...
Angustiados pela demora no atendimento de Joscieber aliviávamos ao ver uma enfermeira ali que fazia de maneira justa a sua função e de maneira singela cuidava dele sem imaginar que junto dele naquele acidente estava seu primo justamente um dos que perderam a vida...Eu e Robson observávamos a maneira com que ela recebeu a noticia,continuando assim a cuidar de Joscieber ainda com mais amor o que não escondia o abalo de seu olhar...
A madrugada se ia... Joscieber já estava em boas mãos, era a hora de ir viver o dia da despedida de Andglan...Então o sol raiou e ali estava a turma,aquela mesma que citei no inicio,aquela que não tinha mais tempo de reunir-se,estavam todos ali para chorar a perda de parte do que eram e por aquilo que nunca mais seriam: completos.
Aquele dia seguiu-se cinza, e com sua tristeza se foi,assim como Andglan,se foi e deixou lembranças...
A vida segue sua rotina... a turma volta separada cada parte para suas obrigações,para sua s vidas...
Joscieber já recebeu alta e se recupera em casa, e eu estou aqui como todos os outros que completavam nossa turma com muita saudade de Andglan...
Prometemos nos ver mais, se reunir, ajudar uns aos outros,mas somos conscientes de que não há como retornar aquela velha e boa infância ...
Descobrimos só agora que na vida não há retornos,somente recordações.
Com muito Carinho para Andglan (in memorian)
Por: Glenda Lagares

3 comentários:

  1. Parabéns pela criatividade do texto Maninha,que o Senhor continue lhe abençoando...VC é mais que especial!!!bjo

    ResponderExcluir
  2. Sua inteligência para elaboração de textos não me surpreende Glenda, pois sei de sua capacidade. Seu texto me tocou, desculpe por percebe-lo agora, pois estou em Palmas envolvido com o mestrado. Mas, voltando ao que interessa, jamais esquecerei de alunos como vocês, na verdade a juventude de vocês sempre me instigou a buscar mais. Conversei com Andglan bem antes do acidente e ele falava da vontade em fazer o curso de química, o motivei e disse que ele era capaz de fazer o curso e ir mais longe, assim como repito uma frase aos meus alunos: "Jamais deixe alguém dizer que você não pode fazer algo, pois você pode", mesmo que encontre pedras, mas a vida é assim. Lembro do Joscieber me comunicando que tinha sido aprovado no vestibular do ITPAC, fiquei contente por ele, pois senti que tinha contribuido com ele de alguma forma. Tive medo perde-lo também, pois foram tantos alunos que perdi nesses 12 anos que trabalhei no Vargas, que as vezes cheguei a questionar se tudo que tentei despertar neles não poderia ser feito com mais afinco, mas, me sinto as vezes aliviado em perceber que muitos deles já estão conseguindo buscar seu espaço, ou ao menos conseguem fazer uma leitura de sua própria realidade e lutar por si mesmo, de forma honesta, correta e com principios morais e éticos. Estou deixando meus alunos por dois anos para estudar, mas quem sabe volto para fazer o que gosto com amor e didicação. Sobre meus alunos que se foram, espero que estejam em um bom lugar e um dia quem sabe revê-los, foram tantos, lembro de alguns: Marcos, Dione, Josiel, Junior, Iris, Anderson, Gilson (piolho)e o mais recente foi o Andglan. Se foram muito cedo. Como gostaria de ter contribuido mais na formação intelectual e pessoal deles, mas, não deu tempo, que eles estejam em paz. Valeu Glenda pela homenagem ao Andglan. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Me sinto honrado em saber que fui e que sou um professor que colaborou de alguma forma para o aprendizado de vocês. Isso é que nos motiva em continuar nos sistema educacional, tentando levar aos nossos alunos a criticidade, a vontade de sempre buscar o melhor para si e para os outros.Pena que não podemos contra a morte e que infelizmente não a compreendemos. Talvez Andglan e Josiel se foram para dar aos outros o exemplo da prudência e da responsabilidade. Um abraço do professor Robson.

    ResponderExcluir